Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/u814677894/public_html/o-candomble/index.php on line 1
O Candomblé - Batista D'Obaluayê
Consultas com Jogo de Buzios Receitas de feitiços e oferendas
 
Sincretismo Religioso
Agenda de Batista D'Obaluayê Artigos de Batista D'Obaluayê Produtos de Batista D'Obaluayê Sites Parceiros Um pouco sobre cada orixá Sincretismo Religioso A historia do candomble Descubra seu orixá
 
Iyá-Mi Oshorongá
 
Iyá-Mi Oshorongá
 
Oferendas Preferidas dos Orixás
 
Salve São Jorge e Ogum
 
Mitologia dos Odus - Destino do Homem
 
 
O Candomblé é um ritual farto de magias e supertisções oriundas das crenças dos negros trazidos como escravos para o Brasil, resultado da lenta acumulação de cerimoniais ritualisticos, da observação dos fenômenos terrestres e celestes.

Os adeptos do candomblé depositam suas firmezas a fé real que guardam no poder dos seus orixás, que permanecem para eles nas horas amargas, o mais seguro sustentáculo contra a angustia, humilhações e sofrimentos, e nos momentos de alegrias lhes dão o sentimento exaltante do gênio de sua própria religião.

O Candomblé cultuado no Brasil é uma síntese de diversas manifestações diferentes da África, unido preceitos e práticas que, no continente negro manifestam-se em povos isolados. Isso dá-se pelo fato de a cultura negra ter se homenageizado um pouco em função do estado da escravidão a que seus representantes foram submetidos, ao serem trazidos a força para o Brasil.

No candomblé, cada divindade possui lendas que justificam seu destino, principalmente o arquétipo de comportamento a ele associado. Estas divindades apresentam estilizadamente as relações estabelecidas entre os seres humanos.

Os milagres do candomblé ocorrem diariamente. Diferente de outras religiões, onde os mesmos ocorrem esporadicamente, sem contar que as religiões afro-brasileiras, além de terem papel fundamental em nossa formação cultural, são também uma afirmação da identidade negra no país.

Os cultos afro-brasileiros sobressaem em várias nações, cada qual com seu ritual próprio, sua linguagem e tradições. No candomblé, distinguem-se as nações mais conhecidas como: Angola, Ketu, Jêje, Nagô e Jexá.

Os encantos da cultura negra são muito grandes. O Brasil, maior pais católico do mundo acabou rendendo-se á magia do candomblé da cultura negra.

No início dos tempos foi dificil uma convivência. O Candomblé não era admitido pelos missionários católicos da religião primitiva, que tocava em assuntos proibidos naquela época.

Os adeptos das religiões afro-brasileiras não tem preconceitos nem discriminação com nenhuma outra religião ou pessoas de outras crenças. Todas as pessoas são bem recebidas nos templos, sem distinção de idade, cor, sexo e/ou crenças religiosas.

Cada filho ou filha tem a época certa para receber seus ensinamentos. Devido a estes segredos da religião, os seguidores da mesma passam por algumas discriminações daqueles que são leigos no assunto e não procuram esclarecimentos, ficando assim a fazerem algumas imaginações sobre os mistérios do Candomblé, imaginações estas que são totalmente alheias á realidade da religião.

O primeiro terreiro de candomblé no Brasil foi fundado no final do século XVIII, por antigas escravas libertas, mulheres enérgicas e voluntariosas, pertencentes á irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, na igreja do Barroquinho, na Bahia.

No candomblé, o que conta são os orixás, elos de ligação do mundo com a divindade, permitindo assim, estabelecer uma continuidade entre a vida e a morte.

 
Orixás do Candomblé
Exu
Ogum
Oxóssi
Obaluayê/Omulu
Oxum
Logun-Edé
Xangô
Oxumarê/Bessen
Iansã
Ossâyn
Nana-Burukú
Yemanjá
Ewá
Ibeji
Obá
Oxalá
 
 Leituras Recomendadas
A religião
dos orixás

A lingua
dos orixás

A verdadeira origem do candomblé...
O livro de ouro
dos orixás

Cânticos
D'Cadomblé

As oferendas preferidas
dos orixás

   
Livros
Indicados
Feitiços e Oferendas
de Exu

Orações e Preces
aos Orixás

O Homem sob a
Influência dos
Orixás

Poder dos Banhos,
Defumadores e
Garrafadas

Como desmanchar feitiços e obter prosperidade
Ebós e feitiços
com a magia
de odús

Jogo de búzios
de odús

A religião
dos orixás

 
www.batistadeobaluaye.com.br - © 2007/2014 - todos os direitos reservados